quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Que essa onda pegue
Belo trabalho, o da estudante Tatiana Waintraub, mestranda de Computação Gráfica da PUC do Rio, com a orientação do professor Waldemar Celes, de criação de um programa de computador que reproduz o mosaico de ondas da calçada da Praia de Copacabana. Pessoas que se preocupam com o nosso patrimônio de características cariocas e demonstram, com isso, seu Amor pelo Rio de Janeiro.
Diferentemente da atual candidata à reeleição para a Câmara Municipal, vereadora Cristiane Brasil, que chegou a propor uma lei municipal (4.658/2007), vetada pelo então prefeito Cesar Mais, proibindo novas calçadas feitas com pedras portuguesas na cidade. Um modo pouco ou nada inteligente de tentar resolver o problema de calçamentos mal feitos que dão tombos em pedestres, em vez da opção simples por cuidar para que a calcetaria, que é uma arte, seja feita com esmero.
Vale aqui a sugestão de se baixar na internet e assistir 'Rio de Janeiro - City of Splendour', um notável documentário de 1936, com imagens coloridas da então capital federal. Em dado momento, decorridos 2min35s de exibição, o locutor diz textualmente, sobre imagens da Praça Floriano, na Cinelândia, em tradução livre: 'O aspecto mais singular das ruas limpas e largas é o mosaico decorativo (de pedras portuguesas) que adorna as calçadas. Praticamente todos os quarteirões têm pavimentos com padrões concebidos com tamanha exclusividade, que uma pessoa poderia identificar onde está apenas pelos desenhos no chão'. Por que, então, negar aos cariocas mais esta manifestação de carinho para com o seu chão?
Parabéns pela iniciativa! E que ela faça ressurgir, com força total, a ideia de se embelezar as nossas calçadas com bonitos motivos criativos, desenhados em calcário e basalto.
...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário